quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Balanço 2008 - Futebol do RJ (parte I)

O balanço do futebol do RJ em 2008 será feito em cinco partes: Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco e demais equipes.

Por enquanto, vamos com a parte I, falando sobre o rubro-negro:


Flamengo - O ano de 2008 tinha tudo para ser o grande ano do Mengão. Iniciava a temporada com a moral elevada pela boa campanha da Série A de 2007 (terminou em 3º), pelo título carioca de 2007, com elenco de qualidade bem acima da média brasileira, de bem com a torcida, mantendo um treinador que fez ótimo trabalho, com um sistema defensivo muito sólido e contratações que deram certo, sendo o melhor exemplo, Marcinho. E a tendência parecia se confirmar após a classificação na primeira fase da Copa Libertadores com a segunda melhor campanha do torneio e o bicampeonao estadual em cima do Botafogo.
Oitavas-de-final... vitória por 4 x 2 contra o América-MEX na terra dos astecas e... todos já sabem o que ocorreu uma semana depois deste grande resultado. Lembrando a saída de Joel Santana para assumir a seleção sul-africana e toda a festa que antecedeu este momento patético.

Desestabilização no elenco? Caio Júnior é o novo técnico... A vaca foi pro brejo de vez...???? Que nada! O Flamengo emplaca uma sequência vitoriosa muito forte na Série A 2008 e recupera a confiança da torcida, que volta a encher o Maracanã. Torcida esta que confecciona uma justa faixa com os dizeres "Brasileiro é Obrigação", lembrando os 16 anos de ausência desta conquista na Gávea.

Aí vem a janela de transferências para o exterior... o clube perde nomes importantes (Renato Augusto, Souza e o artilheiro Marcinho). Reforços demoram a chegar e não convencem... sete jogos sem vencer custam a liderança. Estava tudo perdido??? Não...

O time começa a se reencaixar, vence importantes jogos e se embola novamente com os outros líderes, formando o grupo dos 5 que lutariam pelo título até o final, juntamente com Cruzeiro, São Paulo, Grêmio e Palmeiras. Mas jogar no Maracanã, que era o grande trunfo rubro-negro em 2007, tornou-se um problema em 2008. Muitos jogos supostamente fáceis se tornam complicados. Exibições muito fracas se somavam e, quando a sorte sorria, vinham os três pontos. Quando não sorria... Goiás, Atlético-MG, Portuguesa, entre outros, aí estão pra mostrar o que aconteceu.

O sonho do título teve fim na antepenúltima rodada, após derrota para o Cruzeiro em MG. O resultado em si não é anormal, mas ridícula foi toda a gritaria contra o árbitro Simon, embora ele tenha errado em um lance capital do jogo, ao não marcar pênalti em Diego Tardelli nos minutos finais. Mas neeeeeem tudo estava perdido! Uma vaga na Libertadores ainda estava próxima e era primordial!

E mais um tropeço no Maracanã... depois de estar vencendo por 3 x 0 o Goiás, que mais nada tinha a fazer no campeonato, sofre o empate (e, por pouco, não sofre a virada), passando a depender de resultados negativos de seus concorrentes na última rodada, sendo que somente um de dois servia e... um acontece! o Palmeiras consegue perder para o Botafogo em casa, mas o Flamengo sai derrotado pelo Atlético-PR por 5 x 3 (ah, o Estado do Paraná...) e o rubro-negro termina na quinta posição, fora da Copa Libertadores 2009.


Pontos Positivos:
* A montagem de um elenco competitivo.
* A presença da torcida em todos os momentos.
* O surgimento do volante Aírton.
* A defesa, que se mostrou como uma das mais seguras do Brasil.
* Bi-campeonato estadual contra o Botafogo.
* Bom desempenho dos laterais.

Pontos Negativos:
* Excesso de partidas ruins e pontos perdidos no Maracanã.
* Eliminação pífia na Copa Libertadores.
* Episódio da bomba na Gávea.
* Demora de Caio Júnior para acertar a equipe.
* Perda de jogadores importantes no meio da temporada.
* Reforços não se acertando.
* Marcelinho Paraíba fora de posição.
* Excesso de volantes no meip-campo.
* Completa desorientação na ausência de Fábio Luciano.
* Demora na finalização do CT do Ninho do Urubu.

Sobre o Flamengo, é isso! O próximo é o Botafogo.
até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário